Cirurgia Laparoscópica

Conheça um pouco mais sobre Cirurgia Laparoscópica

Saiba mais

A Laparoscopia ou Cirurgia Laparoscópica é uma via de acesso para cirurgias minimamente invasivas.

Através dessa técnica, cirurgias que antigamente eram realizadas de forma convencional (aberta), podem ser feitas por pequenas orifícios na parede abdominal pelos quais são introduzidos microcâmeras, pinças e tesouras especiais.

O cirurgião executa o procedimento olhando para uma tela e acompanhando todos os seus movimentos.

Como o procedimento envolve feridas menores e menos traumatecidual, a recuperação é mais rápida, com menos dor pós-operatória eretorno mais precoce para as atividades diárias.

O que é a laparoscopia diagnóstica ?

Em algumas situações, apesar de se empregar métodos diagnósticos avançados com tomografia computadorizada, ultra-som abdominal ou ressonância nuclear magnética, pode-se não chegar ao diagnóstico definitivo de afecções abdominais.

Nesses casos, a visão direta da cavidade abdominal e pélvica para a avaliação das vísceras e peritôneo pode ser necessária, podendo ou não haver alguma biópsia ou ressecção de órgão doente.

Neste cenário, a Laparoscopia ou Videolaparoscopia é frequentemente indicada para identificar a origem da dor pélvica ou abdominal.

Pode ser recomendada quando outros métodos diagnósticos mostram-se inconclusivos.

Uma indicação comum de laparoscopia diagnóstica é na avaliação de mulheres com dor pélvica crônica para a pesquisa de endometriose, sendo considerada o método padrão para diagnóstico

Indicação da laparoscopia

O médico ou cirurgião pode mencionar a Laparoscopia como a técnica mais eficaz para intervenções cirúrgicas, principalmente:

Cirurgia de retirada de Apêndice;

Cirurgia das Vias Biliares e Pâncreas;

Cirurgia da Vesícula Biliar;

Cirurgia do Intestino Grosso;

Cirurgia do Baço;

Cirurgia do Esôfago;

Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico;

Cirurgia do Estômago;

Cirurgia Bariátrica e metabólica;

Entre outras intervenções como em órgãos pélvicos ou reprodutivos.